Sair por ai reciclando latas e garrafas, fechando torneiras... Tempos atrás, você seria rotulado de chato se agisse assim. Não mais. Ter consciência de que precisa plantar hoje o seu futuro e o do planeta mostra que é bem informado, isso sim.
Efeito estufa, aquecimento global, emissão de gases, diminuição das calotas polares, aumento do nível dos mares. Desde que os cientistas dispararam o alerta geral sobre os perigos para a saúde do planeta, estamos sendo inundados por uma enxurrada de termos ecológicos. Por isso não devemos ignorar uma realidade que afeta nossa vida. Nem é preciso bola de cristal para adivinhar o que vem por ai, pois já está acontecendo. Basta lembrar o furacão Katrina, que despertou a atenção sobre o clima ou, para dar um exemplo próximo, o que uma tempestade fez em São Paulo em março – conventos de mais de 100 km/h, derrubou mais de 50 árvores e deixou sem luz quase 200 mil casas na zona sul da cidade. O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciência Atmosférica da Universidade de São Paulo ascendeu a luz vermelha ao alertar que essas tempestades serão mais comuns neste século devido ao aquecimento global. E essa não é a única ameaça ambiental. Outra igualmente grave, e com conseqüências que se farão sentir mais cedo, é o esgotamento dos recursos naturais. Ao ritmo em que as coisas andam será que sobrará algum vestígio de água potável daqui a 100 anos?
Segundo cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), fundado pela ONU, foram categóricos: os estragos ambientais serão inevitáveis. Mas só educação e conscientização geral e irrestrita nos salvarão das previsões assustadoras, já para o fim do século, como que 20% da população mundial enfrentará enchentes, que 50 milhões de latino-americanos ficaram sem água e que o aumento da temperatura mais a queda da umidade transformarão parte da floresta Amazônica em cerrado.
O QUE ACHA DE DEVOLVER À NATUREZA SUAS CORES ORIGINAIS?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário